A INICIATIVA

Tenho me questionado muito, como artista independente, como poderia ajudar de forma mais ativa o combate ao COVID-19. Por isso, decidi participar do movimento #artesolidaria.

A iniciativa tem como objetivo estimular/ lembrar/ reforçar a importância das doações através da arte. Nesse momento tão difícil, temos o dever de ajudar as pessoas menos favorecidas e os profissionais de saúde, que estão arriscando a vida todos os dias por nós.

Para todos aqueles que puderem ficar em casa. Fiquem! Essa é a forma mais efetivas de vocês ajudarem no controle da disseminação da doença. Para aqueles que tem a disponilidade de doar, eu gostaria de oferecer de coração uma arte minha como forma de agradecimento pela sua colaboração.

Para aqueles que puderem doar valores superior a R$350 eu vou disponibilizar uma obra exclusiva da minha série CINZAS. Para aqueles que doarem um valor menor, vou disponibilizar qualquer uma das minhas fotos na sessão FINE ART em alta junto com um pdf de onde e como você pode imprimir essa foto com qualidade para ter na sua parede.

Como funciona?

1) Me enviar um direct ou e-mail (muciomattos@hotmail.com) com o valor da doação, a instituição escolhida e qual obra você tem interesse

2) Feita a reserva da obra, você tem 24h para efetuar a doação diretamente para uma das instituições

3) Enviar o comprovante da doação

4) A logística de entrega será combinada individualmente (obs.: entregas sem custo adicional só serão feitas na cidade de São Paulo. Vale lembrar que as obras não estão emolduradas, mas serão entregues com uma proteção plástica).

Para aquelas pessoas que gostariam muito de ter um print da série CINZAS, mas não tem disponível R$350 para doar, você pode também consegui-lo. Basta incentivar os amigos a doarem também. Basta juntar esse montante em pequenas doações e me enviar todos os comprovantes. Seus amigos também tem o direito de escolher uma foto da sessão FINE ART para receber em alta qualidade digitalmente.

As instituições

Selecionei 4 instituições para as quais vocês podem fazer a doação para participar dessa iniciativa. Abaixo o link com site delas com todas as informações de como seu dinheiro será utilizado e instruções para a doação.

1) Médicos Sem Fronteiras (https://www.msf.org.br/doacao-unica)

2) Ação Cidadania (https://www.acaodacidadania.com.br/formas-de-doar)

3) Arcah (https://www.arcah.org/coronavirus)

4) USP VIDA (https://www5.usp.br/uspvida/)

PROJETO CINZAS

Carrego ao longo da minha carreira uma pasta com imagens selecionadas. De forma bem orgânica, conforme o meu trabalho evolui, um print dá espaço para outro novo, sendo um processo natural de edição.

Mas foi em 2019, que uma experiência pessoal mudou a minha percepção.

Eu presenteei meu avô com a minha pasta e ver a sua emoção folheando foi um dos maiores momento de afeto entre nós dois e que certamente ficou gravado na minha memória.

Algumas semanas depois ele faleceu, e tive que enfrentar junto à minha família o luto. Foi quando a pasta retornou às minhas mãos. Naquele momento as imagens foram ressignificadas, tornando-se impossível não reparar que o processo do descarte de uma foto por outra não era mais natural. Agora a minha relação com aquelas imagens era diferente, eram ainda mais especiais, pois elas também remetiam ao meu avô.

Hoje, apesar da saudade irreparável, me sinto feliz por ter me despedido e ter lembranças do meu avô cheias de amor. No fim, ele ainda me presenteou, pois foi nesse momento que eu tive uma nova compreensão e surgiu o projeto Cinzas.

 

Resolvi submeter as imagens a um novo processo criativo. Utilizando elementos com significado íntimo e marcante, como a tinta, água, fogo e o carvão, procuro renovar o sentimento das imagens de outros projetos. Pude refletir sobre nossas fases, sobre a evolução em si, sobre como a morte é algo que está ali presente, mas, sobretudo, sobre o quanto precisamos dar valor e celebrar a vida.

São 43 prints em papel fotográfico premium no tamanho A4 com tinta acrílica.

  • Black Instagram Icon